![](https://audreylandell.com.br/wp-content/uploads/2019/05/depressão-janela-leda-1024x633.jpg)
Quais fatores nos levam à depressão?
Perdas, doenças, morte de ente querido, separação, desemprego, frustrações e outras.
Existem inúmeros casos que chegam ao meu consultório, com queixas relacionadas à depressão. Algumas situações, a pessoa acaba sendo chamada a rever suas atitudes no cotidiano, precisando modificar hábitos de vida. Outras, surgem doenças que despertam o medo da finitude, assim como conflitos no relacionamento ou uma recente separação. A perda de um emprego, a frustração de sentir a vida passando e não realizando seus sonhos, também pode ser um agente desencadeador.
A depressão é também uma oportunidade
![](https://audreylandell.com.br/wp-content/uploads/2019/05/sudario-depressão-1024x631.jpg)
Pode acontecer uma mudança de vida significativa quando você reconhece esse estado da depressão, como uma passagem para novas perspectivas de vida.
A partir desta experiência, você está em contato com regiões estranhas, antes nunca visitadas, mais solitárias, dando a sensação de não ver mais sentido em nada ou perder a motivação para viver.
Durante o atendimento, vamos trabalhando essa aproximação com o que está sendo vivido para integrar no espectro de possibilidades, também essa nova frequência.
Se a pessoa consegue atravessar esse período com recursos que não necessariamente envolvam apenas a medicação, ela consegue sair mais fortalecida e transformada.
Preciso tomar remédios para a depressão?
![](https://audreylandell.com.br/wp-content/uploads/2019/05/veias-da-mao-fundog-1024x672.jpg)
Mesmo quando, pontualmente, seja necessário encaminhar a um psiquiatra para ajuda de medicação, por um período determinado, eu encaminho a um profissional, mas isso deve ser apenas como uma ajuda temporária para o paciente.
Facilitará conseguir transitar por esse período mais crítico, essas regiões que estão sendo chamadas para a pessoa entrar em contato, receber e aprender com aquilo tudo.
É uma parte sua que não foi vista, e por estar desamparada, a própria existência traz a depressão como oportunidade da pessoa se resgatar e fortalecer-se.